VOLTA ÀS AULAS: Estudar é Preciso!



“Estudar é investir no Capital Humano, gerando assim, uma fonte intangível de riqueza: O CONHECIMENTO!” by Professor Valdir Barbosa*


Com o término das férias escolares, seguindo o atual calendário escolar, os estudantes voltam às aulas. Voltamos quase sempre por dois motivos: Prazer em aprender para evoluir ou pela mera obrigação de estudar para ter um Diploma, evitando assim o desprazer. Porém, estudar é preciso!


Estudar traz a luz do conhecimento e, concomitante nos liberta das alienações e reações impulsivas diante dos fatos inesperados.


A Epistemologia Genética postulado por Jean Piaget - teoria do conhecimento, muito aplicado dentro da área das ciências humanas - traz o entendimento científico do conhecimento dos seres vivos (possibilidades e limitações) implicado na sua evolução genética, buscando explicar como o sujeito passa de um conhecimento simples para um mais complexo. Assim, elucida-nos sua aplicação na educação pedagógica, compreendendo o educando nas suas quatro principais fases de desenvolvimento humano; Sensório-Motor, Pré-operatório, Operatório Concreto e Operatório Formal.


A teoria Sócio Construtivismo postulado por Lev VygotskY, apoia-se na concepção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro. Neste constructo, se faz necessário e de suma importância, a participação do educador junto ao educando, com a aplicação da metodologia da Zona do Desenvolvimento Proximal- ZDP.


Dentro da Psicanálise, o esquema do modelo mental do funcionamento da mente em três instâncias: Consciente, pré-consciente e inconsciente, teorizado na sua primeira tópica por Segmund Freud, nos traz um entendimento da aplicabilidade da memória e lembranças operacionalizadas pelo pré-consciente.


Não obstante, precisamos buscar motivações que nos impulsionem para o estudo e aprendizado com prazer e muita motivação.


Essas motivações podem advir de forças exógenas, comparecendo dentro do âmbito externo para assim atingir uma melhor performance profissional em busca do sucesso e reconhecimento, para assim também consolidar uma melhor qualidade de vida; ou então fazer emergir de forças endógenas com uma automotivação, inspirado por uma vocação profissional em busca de uma autorrealização, ou quiçá para cumprir uma missão de servir a humanidade.


Se você enveredar pela automotivação, terá sintonizado com a energia latente do seu entusiasmo (do grego “en theos” – ter Deus dentro de si) sendo que, com certeza com esta energia dinâmica, superará as suas adversidades e as dificuldades contingenciais, para assim atingir o seu objetivo de realização profissional, colhendo os resultados das benesses do sucesso.


Portanto, motivar é preciso, mas estudar também é mais que preciso!

Professor Valdir Barbosa

Especialista em Psicologia Escolar/Educacional

Psicólogo e Coach Pessoal e Profissional

0 visualização
integra_logo_transp.png
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Rua Francisca Robles Madeira, 429 - Jardim São Silvestre, Ourinhos - SP, 19902-080, Brasil

(14) 3326-9382 ou Whatsapp (14) 99744-7492

©2018-2019 por Robert Casemiro